25 de jun. de 2010

Qual a diferença entre cursos de Bacharelados e Tecnólogos?

Muitas pessoas me questionam acerca das diferenças entre um TECNÓLOGO e um BACHAREL e por esse motivo resolvi mais uma vez abordar esse assunto.

Na nossa área de RECURSOS HUMANOS, por exemplo, temos o curso de GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS em que são estudados em 2 anos e meio diversas disciplinas específicas e focadas na área de RH sendo assim o profissional formado por esse curso extremamente apto a exercer cargos de gerência com muita propriedade.

Atualmente o CRA - Conselho Regional de Administração já esta cadastrando profissionalmente (estudantes e formados)  em TODOS OS CURSOS DE GESTÃO QUE DERIVAM DO CURSO E ADMINISTRAÇÃO (comercial, recursos humanos, logística, hospitalar, etc).

Dessa forma somos reconhecidos, regulamentados e amparados juridicamente por um conselho de profissão. Precisamos "assumir e tomar posse" do que nos é de direito bem como fortalecer cada vez mais nossa profissão e área.

Segue abaixo algumas dessas dúvidas:




1) O que é um tecnólogo?


Trata-se de um profissional de nível superior, apto a desenvolver atividades em uma determinada área. Possui formação direcionada à aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, com formação em gestão de processos de produção de bens e serviços. Tem como grande diferencial a ênfase na capacitação para empreender, em sintonia com o mercado. Portanto, os cursos superiores de tecnologia formam profissionais especializados em um ramo específico de uma determinada área.




2) O diploma, a titulação obtida no Curso Superior de Tecnologia é igual à obtida em curso superior de graduação convencional (cursos em faculdades ou universidades)?


O Curso tecnólogo dá ao cidadão formado o diploma de graduação em nível superior, exatamente como qualquer outro curso de qualquer área. Enfim, trata-se de um curso superior como qualquer outro, mas direcionado para um determinado foco.


  
3) Qual a diferença entre um curso superior de graduação convencional (bacharelado) e um curso superior de tecnologia (tecnólogo)?


A primeira grande diferença é o tempo de formação: um tecnólogo pode ser formado após um curso com duração de 2 a 3 anos, cursando de 1600 a 2400 horas, conforme o curso. A segunda diferença é que o tecnólogo tem uma formação específica para o mercado de trabalho, ao passo que o bacharelado confere uma formação mais abrangente. A terceira diferença é que, em razão do tempo mais curto de formação, existe a possibilidade de ingresso no mercado de trabalho de forma mais rápida.



4) Depois de concluir um curso superior de tecnologia (tecnólogo), o profissional pode dar prosseguimento aos seus estudos realizando cursos de extensão, especialização, mestrado ou doutorado?


A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/1996), combinada com o Parecer 436/2001 permite que o egresso do tecnólogo (aluno formado no curso de tecnologia), dê prosseguimento aos seus estudos em outros cursos e programas de educação superior, tais como extensão, especialização, mestrado e doutorado. Depende, evidentemente, do interesse do tecnólogo.




5) Por que foram criados os tecnólogos (cursos superiores de tecnologia)?


Os tecnólogos surgiram para suprir uma demanda crescente no mercado de trabalho, que exige uma maior preparação, formação e aprimoramento educacional e profissional no menor tempo possível. Desta forma, tem-se um profissional de nível superior formado em menor tempo, tendo em vista que algumas pessoas não querem ou não podem dispor de quatro ou cinco anos para cursar uma faculdade (curso superior convencional).




Veja mais sobre o CRA- CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO CE no site: http://www.craceara.org.br

3 comentários:

  1. Itala,

    Parabéns pelo artigo, pois foi bem simples e objetivo. Acho muito importante sempre esclarecer as diferenças entre os cursos de bacharelado e tecnológico. Para seus leitores que quiserem obter mais informações sobre cursos de tecnologia e tecnólogo, se me permite, no meu blog tenho alguns artigos que tratam sobre este assunto:

    http://ogestor.wordpress.com/2010/06/11/mec-lanca-nova-edicao-do-catalogo-nacional-de-cursos-superiores-de-tecnologia/

    Sucesso pra ti.

    ResponderExcluir
  2. olá ítala.....

    sempre leio seus artigos e faço parte do recrut vagas.........

    axei super importante esse esclarecimentos sobre cursos técnológicos....

    ....axo que esses cursos deveriam ser mais divulgados, pois ainda não são muito valorizados no mercado de trabalho, talves pela falta de conhecimento das pessoas....uma vez passando numa rua escutei uma senhora dizer " RH lá é faculdade de gente!"....

    ...faço RH e confesso a voce que está dificil conseguir estagio na área.....somos "massacrados" pela psicologia....

    ....concordo com voce qndo diz: "Precisamos "assumir e tomar posse" do que nos é de direito bem como fortalecer cada vez mais nossa profissão e área."...

    ...fico triste quando vejo um tecnólogo em RH em uma seleção de estagiário preferir um estudante de psicologia...nada contra os psicólogos.....mas vejo que a nossa desvalorização começa muitas vezes por nós mesmos!!!!
    .....até mais....

    Ass: Iolanda Sousa

    ResponderExcluir
  3. Sou formada em secretariado executivo, mas nunca atuei na minha área, sempre trabalhei como gerente de loja, como quero sair do comercio, seria melhor eu fazer um tecnologo ou uma pos em gestao de pessoas? o que fique mais fácil pra eu me reintegrar no mercado de trabalho....

    ResponderExcluir