16 de out. de 2009

O mundo corporativo na telona *

Nas telas dos cinemas, locadoras e TV a cabo, podemos nos deparar com diversos filmes comerciais, que além de um bom entretenimento, podem oferecer, também, boas lições corporativas. Se ficarmos atentos, descobriremos lições para o nosso dia-a-dia empresarial e até mesmo familiares.




Diversas obras estão servindo como transmissores ao mundo corporativo de uma forma tão acessível e dinâmica que não se admite mais aqueles treinamentos monótonos em que somente o facilitador participa. E que todos conhecemos como “aulão”.



Sabemos que, aqueles filmes tradicionais de treinamentos descrevem comportamentos, considerados adequados, de forma muito abrangente induzindo a interpretações racionais que não são a melhor forma de compreender comportamentos e atitudes, são os chamados “receita de bolo”.



Didaticamente, os filmes comerciais mostram cenas comportamentais e, em alguns casos, podemos utilizar partes dessas cenas em treinamentos, desde que sejam acompanhadas com exercícios complementares tais como: CAV – ciclo de aprendizagem vivencial, dinâmicas de grupo e estudos de casos complementares.



Os desenhos animados também são uma excelente opção e, por conter ilustrações e utilizar uma linguagem acessível, provocam aos treinandos interpretações reflexivas, metafóricas e divertidas.



É estritamente essencial que o treinador assista ao filme mais de três vezes para adaptar o conteúdo das cenas aos objetivos do treinamento. É necessário separar as cenas (inicio e fim), pois nem sempre da para passar o filme por completo e o ideal é mostrar cenas de um mesmo assunto, mas de filmes diferentes.



Devemos também criar um clima de cinema, telão com datashow (se possível), luz apagada, cartazes de propaganda de filmes colocados na parede e guloseimas (pipoca, doces, balas e refrigerantes) fazendo com que os participantes se sintam mais à vontade e dispostos a comentar e trazer para a realidade o que foi encenado.



Em um trabalho de desenvolvimento de equipes de liderança uma ótima opção é levar esses gestores ao próprio cinema, dessa forma, além de discutir o assunto no outro dia faz com que haja uma integração entre a equipe de liderança.



Diversos são os filmes que podemos utilizar:

• A fuga das galinhas – trabalho em equipe e liderança

• Vida de inseto – criatividade, mudança e trabalho em equipe

• Robôs – perseverança, objetivos e metas

• O pequeno Buda – conflito de valores



Vários são os objetivos de se implantar o projeto de treinamento com utilização de filmes:

• Provocar a integração

• Desenvolvimento gerencial e organizacional

• Ajudar ao facilitador com uma ferramenta nova e criativa



Vale salientar que a utilização despreparada deste recurso pode ser catastrófica. E muito cuidado para “NÃO QUEIMAR O FILME”.

 
Ítala Melo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário